Continuando a série "Termos gastronômicos", apresento mais três termos que sempre via nos cardápios e nunca entendia o que queriam dizer. Mais uma vez, se eu estiver errada, me corrijam, please.
É uma mistura grosseiramente picada ou moída que pode ser de tomate, de pimentão, ou até mesmo de uvas. No caso dos tomates, por exemplo, deve-se retirar primeiro a pele e as sementes, para então fatiar o tomate e temperá-lo.(foto ao lado)
Crème brûlée
"Creme queimado", em francês, é uma sobremesa que consiste em um creme rico e cremoso, feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. Geralmente é servido frio e em recipientes individuais. Além de baunilha, podem ser usados outros ingredientes como chocolate, café, canela, coco, licores, etc. (veja a foto do creme brulée no post "um creminho (brulée) que vale por um bifinho", de 26/05)
Demi-Glacê
É um molho-base da culinária clássica francesa usado para carnes e preparado com ingredientes como caldo de carne, toucinho, polpa de tomate, alho, cenoura, vinho tinto... Um exemplo de Demi-Glacê é o molho lisinho e brilhante que vem no Steak au Poivre (filé com pimenta, de que já falamos em outro post). Este molho também é chamado por alguns de Molho Espanhol ou Molho Escuro.
Muito util suas informações. Vou comer melhor agora sabendo o que estou comendo.
ResponderExcluirEsse negócio da vergonha é altamente constrangedor. Uma vez entre amigos queria provar uma bebida diferente em um lugar diferente, assim um licor e tal. "Quais licores a casa serve amigo?" pro garçom...daí ele veio com 3 nomes que ainda não lembro até hj..."errmm traga pra gente o segundo, por favor..."
ResponderExcluir