sábado, 14 de agosto de 2010

Termos gastronômicos | Para não passarmos vergonha (4)

Continuando a série "Termos gastronômicos", apresento mais três termos que sempre via nos cardápios e nunca entendia o que queriam dizer. Mais uma vez, se eu estiver errada, me corrijam, please.

Steak Tartare
Steak Tartare, Steak Tartar ou Beef Tartar, é uma receita clássica que vem do tempo em que os tártaros comiam carne crua. É feito, obviamente, com carne crua, moída ou picada, que deve ser de primeira qualidade, sem nervos ou gorduras e deve ser preparada no momento de servir. É temperada com ingredientes fortes, como cebola, cebolinha, alcaparras, etc. É indispensável ser acompanhado de gema de ovo, também crua, normalmente colocada no centro do “bolo” de carne.

Molho bernaise
Bearnaise (pronuncia-se bearnesse) é um molho da cozinha clássica francesa à base estragão, ovo, cebola e manteiga. Pode-se usar vinho, pimenta, gotas de limão, salsinha picada, etc. É excelente acompanhamento para aves, peixes e, principalmente, para carnes grelhadas. A dificuldade para deixar o molho no ponto é uma das provas de fogo para identificar um bom cozinheiro.

Estragão
É uma herbácea usada em variados pratos como ovos, tomates, molhos, peixe, frango e picles. E é essencial no molho Bearnaise. Seu sabor é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, lembrando, a algumas pessoas, o cheiro e gosto do funcho (também conhecido como erva-doce). Suas folhas podem ser utilizadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo da receita.

3 comentários:

  1. Não conhecia nenhum desses termos! a carne crua tem uma ótima cara , mas eu nao encaro nao!!!rs
    bjs e continue assim!

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia mas não esqueça a pimenta do reino, moída na hora. Muaita pimenta.

    ResponderExcluir
  3. com certeza, pimenta, sempre muita pimenta!! rs

    ResponderExcluir