terça-feira, 12 de outubro de 2010

Termos gastronômicos | Para não passarmos vergonha (5)

Continuando a série "Termos gastronômicos", apresento mais alguns termos que sempre via nos cardápios e nunca entendia o que queriam dizer. Mais uma vez, se eu estiver errada, me corrijam, please.

Aioli
Combinação típica da Provença (França). Como o nome diz, a receita inclui alho, geralmente com maionese ou óleo de oliva. Também é comum o acréscimo de pimenta, mostarda e suco de limão siciliano na receita. É um acompanhamento muito popular para peixes, carnes e vegetais. 

Pignoli
  Pignoli é a semente de um tipo de pinheiro, nativo da região do Mediterrâneo, que leva cerca de 100 anos para começar a produzir. É uma especiaria muito utilizada nas culinárias italiana e árabe. É utilizada no preparo de massas, esfihas, coalhadas e algumas sobremesas. Também é bastante usado na composição do molho pesto (aquele que leva manjericão e azeite e vai muito bem com massas). Ao lado, cookies de pignoli.

Financier de frutas
Também conhecidos por friands são pequenos bolos, leves e delicados, de origem francesa. Dizem que o nome financier demonstrava a riqueza dos ingredientes usados: manteiga e amêndoas, assim como a clientela a quem foram oferecidos: ricos executivos da Bolsa. Podem ser customizados utilizando diversas frutas, como a framboesa, por exemplo. É comum servi-los com sorvete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário