sábado, 19 de março de 2011

Termos gastronômicos (8) | mais queijo...

Complementando um post anterior, apresento mais dois queijos não tão familiares. Lembro que os queijos podem ser classificados de acordo com o tipo de leite, textura, grau de maturação e intensidade do sabor e aroma. A classificação mais comum é de acordo com a textura (queijos duros e semiduros, macios, frescos, etc). A consistência dos "queijos duros" varia de lisa e fácil de cortar até a áspera e granulada. Alguns são: emmenthal, gruyère, grana, provolone, cheddar, etc. Há ainda os macios (brie e camambert), os azuis (roquefort e gorgonzola) e os frescos (queijo de cabra, cream cheese, ricota, cottage,etc). Mas vamos ao queijos de hoje:
  
Scamorza - queijo italiano feito de leite da vaca. Pode também ser feito de outros tipos de leite, mas é menos comum. É um parente próximo da  mussarela e pode ser usado quase da mesma maneira. É geralmente branco na cor - a menos que seja defumado - quando fica com cor é amêndoa por fora e com interior mais claro.


Grana Padano - Grana é o nome genérico dos queijos duros e granulosos que tiveram origem no Vale do Rio Pó, na época do Império Romano. Trata-se de um queijo frutado, que deve ser maturado por pelo menos 12 meses. Os granas mais famosos (protegidos pela DO - denominação de origem) são o Grana Padano e o Parmiggiano Reggiano. Ambos são conhecidos no Brasil como parmesão. O Grana Padano apresenta casca muito dura, de cor amarelo forte, textura lisa, grossa e, normalmente, oleosa. Um verdadeiro grana padano, em boas condições de armazenamento, deve ter um gosto suave e jamais ser amargo. A parte interna deve ter cor amarelo-claro e textura dura. Seu nome vem do vocábulo grana (grão) que diz respeito à textura granulosa e o adjetivo Padano, refere-se ao Vale Pianura Padana, onde era originalmente produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário