domingo, 29 de maio de 2011

Santos profiteroles

 Sabendo que estava de passagem marcada para Buenos Aires, uma colega indicou-me um restaurante que havia adorado, em Lujan, cidade vizinha a BA. Qual não foi minha surpresa quando, pesquisando na internet, descobri que era um L’Eau Vive, restaurante que sempre morri de curiosidade de conhecer?!
Para quem não sabe, os L’Eau Vive são capitaneados por irmãs da Comunidade Donum Dei, ligada à Igreja Católica e formada por leigas consagradas de vários lugares do mundo. As irmãs utilizam os restaurantes – inspirados na culinária francesa – como meio para sua missão de levar a Palavra de Deus. Mas não se assuste pensando que, ao chegar lá, vão tentar catequizá-lo: os L'Eau Vive não diferem muito dos restaurantes comuns e, em alguns lugares, inclusive, são bastante concorridos!
Exatamente por isso, ainda no Brasil, tratei de fazer uma reserva. E no dia marcado, lá fui eu, empolgada.
A cidade de Lujan, a 60 km de BA, é uma graça e funciona como centro religioso da Argentina, uma espécie de Aparecida do Norte de lá. Encontrar o restaurante, porém, não foi nada fácil: ou ninguém o conhecia, estávamos falando grego, sei lá. Assim, quando finalmente chegamos, a cozinha estava fechando... Mas a simpática irmã Clarisse, a peruana com quem havia feito a reserva, disse que ainda dava tempo de comermos a sobremesa. Estava salva! Poderia enfim experimentar os famosos (e gigantescos) profiteroles! Que Realmente faziam jus à fama!
E o lugar? Era muito mais do que eu esperava. A casa é linda: flores e árvores em profusão no jardim e uma sala de refeições muito simpática.
Pena que não deu tempo de almoçar, mas pelo menos parte de minha curiosidade ficou satisfeita!
Se você está indo a Argentina (ou a qualquer outro lugar do mundo onde haja um L’Eau Vive, como Vietnã, Itália, etc), vale conhecer!

Em tempo: A boa notícia, quase em primeira mão, é que o primeiro L’Eau Vive do Brasil vai sair do papel: será em Diamantina (MG).
Em tempo 2: Outra dica em BA é o La Cabrera, em Palermo. É um típico restaurante portenho com suas fartas porções de carne e acompanhamentos i-n-c-r-í-v-e-i-s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário