sábado, 1 de maio de 2010

Termos gastronônimos | Para não passarmos vergonha

Quantas vezes você foi a um restaurante e se deparou com um termo não identificado no cardápio? Comigo acontece o tempo todo. Assim, decidi pesquisar o significado de alguns, para não sair por aí passando vergonha. Vou apresentar uns 3 ou 4 de cada vez. Como não sou expert no assunto (afinal, meu negócio é degustar e não preparar), se eu estiver errada em alguma definição, por favor, me corrija!

Chutney
Receita originária da Índia é uma conserva condimentada, feita com frutas ou legumes, vinagre, açúcar e especiarias. Um dos mais tradicionais é o de manga. Os ingredientes são cozidos levemente até tomar o ponto de geleia mole (principalmente quando feitos de frutas, já os vegetais, algumas vezes, não passam pelo processo de cozimento). É muito usado para dar mais sabor para aves e carnes assadas.

Redução
Reduzir significa diminuir pela fervura a quantidade de líquido de um alimento, tornando espesso ou intensificando o sabor de uma mistura líquida - como uma sopa ou molho - por evaporação.

Terrine
Devido às diversas formas como um patê é elaborado, ele pode se tornar um patê propriamente dito, ou uma terrine. O patê é mais pastoso e  homogêneo, já a terrine é assada e é normalmente fatiada, mas pode ter textura e formatos diversos. Em sua forma mais básica, comporta qualquer tipo de carne, mas se pode preparar terrines de legumes ou outras mais elaboradas como foie gras com trufas ou coelho com cogumelos selvagens. Há ainda, as mais leves com consistência de mousse e as elaboradas para a sobremesa, transparentes, de gelatina com especiarias, por exemplo.

Um comentário:

  1. Humm.... Adorei este post!!! É péssimo ir a um restaurante e ter que ficar perguntando tudo...Espero que em breve tenha mais....

    ResponderExcluir